Quer saber quanto tempo esperar entre estar “apenas noivo” e iniciar o processo de planejamento do seu casamento? Aqui está a resposta.
Se você acabou de ficar noivo, pode ser super tentador mergulhar imediatamente no planejamento do casamento. Afinal, você provavelmente começou a receber perguntas de entes queridos bem-intencionados segundos depois de anunciar seu noivado.
Quando é o casamento? Aonde vai ser o casamento? O que você vai vestir?
Pode ser fácil sentir a pressão para acelerar o planejamento do casamento em poucos dias (ou até horas!).
Então, por quanto tempo você pode saborear esse sentimento de “apenas noivado”? E quando você deve começar a planejar seu casamento? Bem, tudo depende do cronograma de planejamento do seu casamento.
A única conversa para ter imediatamente…
Embora não recomendamos começar a planejar ativamente seu casamento segundos após o noivado, achamos que há uma conversa importante a ter logo após a entrega do anel. Converse com seu parceiro sobre se você quer ter um noivado longo ou curto. De fato, há vantagens em cada um, e a duração geral do noivado que você escolhe tem um impacto no seu cronograma de planejamento.
Você não precisa ter uma discussão extensa com seu parceiro ou definir a data do casamento, mas o prazo estimado é bom para conversar imediatamente.
Se o seu casamento está a mais de 18 meses…
Ter um longo noivado pode ser um grande luxo. Você poderá relaxar e realizar o planejamento do casamento com um ritmo geralmente lento e tranquilo e com menos estresse. Você provavelmente também terá sua escolha de fornecedores de casamento – os fornecedores geralmente reservam com cerca de um ano de antecedência, portanto, se o prazo for maior que isso, a maioria dos fornecedores geralmente estará disponível. E você terá muito tempo para tomar decisões. Por esses motivos, não há necessidade de se apressar para começar a planejar. Passe pelo menos um mês curtindo aquela sensação de “apenas noivos” – talvez comemorando com uma festa de noivado, mas sem nenhuma pressão para começar a pensar no casamento real.
Se o seu casamento está a um ano ou mais de distância…
O casal médio fica noivo por 13 meses, e achamos que é um ótimo prazo se você conseguir fazê-lo funcionar.
Recomendamos esperar cerca de três semanas antes de começar a planejar o casamento. Isso lhe dá tempo para se divertir com seu noivo(a), mas não muito tempo para não perder o impulso.
Quando estiver pronto para começar a planejar, vá passo a passo – não é uma boa ideia tentar planejar todo o casamento de uma vez. Comece fazendo um orçamento e uma estimativa de convidados do casamento, depois comece a pesquisar os locais no seu próprio ritmo.
Dependendo de onde você está se casando, é improvável que muitos locais estejam reservados ainda, então é provável que você tenha sua escolha de datas, locais e fornecedores.
Se o seu casamento for em menos de um ano…
Há muitas razões pelas quais um cronograma de menos de um ano pode ser adequado para você e seu parceiro. Talvez você tenha ficado noivo em dezembro e sempre sonhou com um casamento no outono, mas não quer esperar quase dois anos para se casar.
Ou talvez você simplesmente não queira esperar tanto tempo – tudo bem! Se você está planejando passar de “recém-noivo” para casado em menos de um ano, recomendamos esperar cerca de duas semanas antes de começar a pensar nas especificidades do seu casamento.
Você nem precisa falar sobre seu casamento para esse período de tempo, e apenas ignore quaisquer perguntas que possa receber de familiares ou amigos. Este é o seu momento de aproveitar esse período feliz, então sinta-se à vontade para proibir essa conversa de casamento até que esteja bem e pronto.
Se faltam seis meses para o seu casamento…
Quer planejar seu casamento em um prazo menor? Você não está sozinho. Muitos casais (não a maioria) planejam seus casamentos em seis meses ou menos.
Embora você possa não ter sua escolha de fornecedores, não há razão para começar a planejar imediatamente e se estressar . Dar a si mesmo uma semana ou mais para relaxar e aproveitar aquele brilho de “recém-noivado” não o colocará em desvantagem quando se trata de planejar o casamento – você ainda tem tempo. Quando estiver pronto para começar a planejar, entre em contato com Napoleão Buffet e ajudaremos você em cada detalhe!
Se faltam três meses para o seu casamento (ou menos que isso!)…
Você tem exatamente dez minutos para não pensar em seu casamento – SÓ BRINCANDO! Se você está planejando o dia do seu casamento com um cronograma de última hora, talvez não queira esperar muito antes de começar a planejar. Mas saiba que você provavelmente poderia planejar seu casamento em uma semana, se quisesse. Reserve alguns dias para se orientar e, em seguida, comece a planejar o casamento.
O processo de planejamento do casamento: primeiros passos
Uma vez que você teve a chance de relaxar e se divertir no período pós-noivado, é hora de começar a planejar o casamento. Se você tem mais de um ano ou apenas alguns meses para planejar o grande dia, o processo de como planejar um casamento é praticamente o mesmo. Aqui estão os primeiros passos da sua jornada de planejamento de casamento para ajudá-lo a começar.
Selecione um local do casamento e defina a data.
Você provavelmente já ouviu falar que criar seu orçamento é a primeira coisa a fazer na lista de verificação de planejamento de casamento. Bem, isso é parcialmente verdade. O local do seu casamento tem um papel importante a desempenhar no quanto você gastará, por isso é uma boa ideia saber onde você vai se casar antes de definir seu orçamento, portanto, acesse o site dos locais que tem em mente, leia os depoimentos, veja as fotos do local e acompanhe as redes sociais para ficar a par dos eventos que estão sendo realizados no local.
Em seguida, agende visitas e degustações para ter certeza da qualidade dos serviços dos locais favoritos antes de escolher o local do casamento dos seus sonhos!
Depois de reservar seu local, você defina oficialmente a data do seu grande dia.
Defina o orçamento do seu casamento.
Agora que você já escolheu o local do seu grande dia, converse com todas as partes interessadas que estão contribuindo financeiramente para o casamento para chegar ao seu orçamento total. Depois de ter esse valor total, determine quanto você pode gastar em diferentes produtos e serviços relacionados ao casamento.
Leia também: Quanto custa realizar um casamento completo
Escolha o estilo do seu casamento.
Rústico ou clássico? Glam ou boho? Escolher um estilo de casamento pode ajudá-lo a restringir os locais, discutir ideias de casamento com fornecedores e ter um grande dia que pareça coeso e exclusivamente seu.
Leia também:
Crie uma lista de convidados estimada.
Embora você ainda não precise ter uma contagem final de convidados, fazer uma estimativa ajudará você a selecionar um local do tamanho certo. Converse com sua família e com a família de seu parceiro para definir o número de convidados que você convidará.
Contrate um planejador de casamento.
Um planejador de casamento pode ser uma despesa adicional, mas você não vai se arrepender. Se você decidiu contratar um planejador de casamento que o ajudará a planejar seu grande dia do início ao fim, agora é a hora de iniciar a busca. Uma vez contratado, seu planejador de casamento pode ajudá-lo a escolher um local e reservar o restante de sua equipe de fornecedores.
Leia também: 3 motivos essenciais para contratar uma assessoria de casamento
Escolha seu time de casamento.
Suas madrinhas e padrinhos de casamento, dama de honra, pajem e florista, e outras pessoas que terão papéis importantes a desempenhar no dia do seu casamento – e agora é hora de convidá-los para fazer parte do seu time.
Leia também:
Contrate seus fornecedores de casamento.
Depois de escolher um local e definir a data do casamento, é hora de montar o restante da equipe de fornecedores. Aqui está uma lista básica de fornecedores de casamento que você deve pesquisar e reservar:
- Planejador de casamento (se você ainda não reservou um)
- Buffet de casamento (se o seu local não oferecer Buffet)
- Florista
- Oficiante
- Fotógrafo
- Cinegrafista
- Confeiteiro de bolo de casamento
- Banda de casamento ou DJ
- Músicos de Cerimônia
- Convite e Papelaria
- Roupas do casamento
- Profissionais de cabelo e maquiagem
Leia também:
- Vestido de noiva: As principais tendências para 2023
- Todas as perguntas sobre bolo de casamento que você já teve, respondidas
- Tudo o que você precisa saber sobre como escolher seu menu de recepção
Crie seu site de casamento.
Seu site de casamento será um centro de informações para seus convidados, e é uma boa ideia criá-lo assim que tiver a data e o local do casamento definidos. Escolha um modelo que complemente o tema do seu casamento e adicione informações à medida que avança no processo de planejamento do casamento. Estes são apenas os primeiros passos da sua jornada de planejamento do casamento. Para mais informações entre em contato conosco e solicite uma proposta!