Como escolher leituras de cerimônia de casamento

Casamento Maria e Felipe no Espaço Terraço – Napoleão Buffet

Se você deseja ter uma cerimônia de casamento super personalizada, as leituras são uma ótima maneira de fazê-lo. As leituras da cerimônia de casamento também permitem que você dê aos entes queridos (especialmente aqueles que podem não estar na festa de casamento) um papel especial no seu grande dia e compartilhe os sentimentos um pelo outro e de seu parceiro de uma maneira única. 

Interessado em incluir leituras em sua cerimônia, mas não sabe por onde começar? Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar a escolher as leituras certas para a cerimônia de casamento.

Converse com seu oficiante

Se você já selecionou seu  oficiante de casamento, converse com ele sobre a inclusão de leituras em sua cerimônia. Algumas cerimônias religiosas podem não ser propícias a leituras adicionais, por isso é importante certificar-se de que seu oficiante está de acordo com a ideia. 

Se sim, ele ou ela pode ser um ótimo recurso para fornecer sugestões de leituras que melhorarão sua cerimônia, aquelas que combinarão com sua personalidade e estilo. Seu oficiante também pode determinar quando seria o momento mais apropriado durante a cerimônia para incluir leituras para que pareçam naturais e perfeitas.

Quando as leituras acontecem durante a cerimônia?

Normalmente, as leituras ocorrem no início da cerimônia, depois que o oficiante faz sua apresentação e antes dos votos de casamento. No entanto, dependendo do seu estilo de cerimônia, seu oficiante pode ter sugestões de outros momentos apropriados para as leituras da cerimônia. 

Quantas leituras de cerimônia de casamento você precisa?

Geralmente recomendamos limitar o número de leituras da cerimônia de casamento a uma ou duas. Muitas leituras podem fazer com que sua cerimônia se arraste e seus convidados fiquem um pouco entediados (não é o ideal!). 

Se você tem muitos entes queridos que gostaria que fossem leitores, lembre-se de que vários entes queridos podem realizar uma única leitura, cada pessoa lendo uma pequena parte.

Religioso ou secular?

Você, seu futuro cônjuge e seu oficiante precisarão discutir se uma leitura religiosa ou secular seria melhor para sua cerimônia. Se você escolher uma leitura de cerimônia de casamento religiosa, provavelmente selecionará uma passagem ou versículo de um texto sagrado, ou um poema ou bênção religiosa. 

Uma leitura secular pode ser um poema, trecho de livro, letra de música ou até mesmo versos de um filme ou programa de televisão.

Pense nos seus leitores.

Casamento Tatiana e Cristian no Espaço Provence – Napoleão Buffet

Se você está tendo problemas para escolher as leituras da cerimônia de casamento, pode ser útil pensar nas pessoas que falarão na sua cerimônia. Se você selecionou uma criança pequena para falar, uma passagem de um livro infantil seria apropriada. Ou seu melhor amigo que é fã de Shakespeare pode gostar de ler uma passagem do Bardo. 

Obviamente, é mais importante que as leituras reflitam você e seu cônjuge, mas adaptar as leituras aos seus leitores pode ajudá-lo a classificar as opções – e ajudar seus leitores a se sentirem ainda mais confortáveis ​​​​falando na frente de uma multidão.

Qual deve ser a duração de uma leitura de cerimônia de casamento?

A parte das leituras de sua cerimônia não deve durar mais de cinco minutos, e cada leitura individual deve durar de um a três minutos cada. Antes de selecionar uma leitura de cerimônia de casamento, cronometre-se lendo-a muito devagar e claramente para ver quanto tempo levará para se apresentar em sua cerimônia. Qualquer leitura individual com mais de três minutos deve ser editada ou você pode querer considerar uma passagem diferente.

Leia cuidadosamente

Certifique-se de ler o texto de qualquer possível cerimônia de casamento com muita atenção – e peça a outras pessoas que o leiam também. Você quer ter certeza de que as palavras são significativas, é claro, mas também que elas pareçam apropriadas para a ocasião. Não inclua leituras que contenham linguagem desagradável ou que deixem seus convidados desconfortáveis ​​por qualquer motivo. Suas leituras devem ser edificantes e, embora possam ser emocionais e sentimentais, devem ter uma mensagem geralmente positiva.

Escolha um clássico

Há muitas leituras religiosas e seculares populares que são frequentemente lidas em cerimônias de casamento. Estes incluem 1 Coríntios 13 (que começa com “O amor é paciente, o amor é bondoso…”), “Como te amo” de Elizabeth Barrett Browning, Soneto 116 de William Shakespeare, “Sobre o casamento” de O profeta de Khalil Gibran. Obviamente, existem muitos mais, mas estes são alguns exemplos.

Escolha seus favoritos

Uma maneira fácil de escolher uma leitura de cerimônia de casamento que reflita sua personalidade é selecionar um trecho de um poema, livro ou letra de música que você e seu futuro cônjuge já gostem. Pense nos seus escritores favoritos e nas passagens que podem ser ideais para um casamento. Normalmente, as leituras da cerimônia de casamento se concentram no amor, mas há uma ampla variedade do que é apropriado. As leituras podem ser emocionais, doces, românticas ou até engraçadas – desde que pareçam fiéis a você e ao estilo de sua cerimônia.

Pense fora da caixa

Não tenha medo de escolher uma leitura de cerimônia de casamento não tradicional, principalmente se você estiver tendo uma cerimônia mais casual. Letras de músicas favoritas podem fazer leituras de cerimônias únicas, assim como citações de filmes – você pode até ter vários convidados recitando linhas de diálogo.

Seja pessoal

Se você e seu futuro cônjuge têm um histórico de escrever um para o outro, você pode fazer com que seus entes queridos leiam suas cartas de amor em voz alta em sua cerimônia. Sim, sabemos que isso pode entrar no reino do “excesso de compartilhamento”, mas pode ser super doce e pessoal. Claro, você terá que se certificar de que as cartas sejam apropriadas para o casamento (não vamos ficar muito íntimos aqui!), e que elas tenham um comprimento razoável. 

Inclua toda a tripulação

Você não precisa escolher apenas um ou dois leitores – você pode fazer com que todos os seus convidados leiam juntos. Inclua o texto em uma leitura do seu programa e peça ao oficiante que peça a todos os convidados que se levantem e leiam juntos em um ponto específico da cerimônia. Isso pode unir todos os seus entes queridos e de seu futuro cônjuge de uma maneira muito simbólica. Você realmente se sentirá cercado de amor.

Exiba as leituras da cerimônia de casamento de outras maneiras

Se houver muitas leituras que você deseja incluir em sua cerimônia, mas não puder por motivos de tempo, existem outras maneiras de compartilhá-las com seus convidados. Imprima a leitura em seus programas de cerimônia, cite-os em sinalização ou até inclua uma passagem de uma leitura em seu discurso de agradecimento na recepção.

Lembre-se: as leituras de casamento são opcionais

Se você está realmente desconfortável em encontrar a leitura certa para sua cerimônia, é importante lembrar que as leituras da cerimônia de casamento são completamente opcionais. Não inclua uma leitura em sua cerimônia apenas por diversão – certifique-se de que seja algo que se encaixe no tom e no estilo do dia do seu casamento. Seus convidados ficarão emocionados por estarem presentes na sua cerimônia de casamento, quer você inclua ou não uma leitura.

Algumas leituras de casamento populares:

Compilamos uma lista de algumas das leituras de cerimônias de casamento não religiosas mais populares, incluindo as de filmes, literatura e muito mais. 

Bandolim do Capitão Corelli  por Shawn Slovo

“O amor é uma loucura temporária, entra em erupção como vulcões e depois desaparece. E quando isso passa, você tem que tomar uma decisão. Você tem que descobrir se suas raízes estão tão entrelaçadas que é inconcebível que você se separe. Porque isso é o que é o amor. O amor não é falta de ar, não é excitação, não é a promulgação de promessas de paixão eterna, não é o desejo de acasalar a cada segundo minuto do dia, não é ficar acordado à noite imaginando que está beijando cada recanto do seu corpo. Não, não fique vermelha, estou lhe dizendo algumas verdades. Isso é apenas estar “apaixonado”, o que qualquer tolo pode fazer. O amor em si é o que sobra quando a paixão se esvai, e isso é tanto uma arte quanto um feliz acidente.” 

“União” de Robert Fulghum

“Vocês se conhecem desde o primeiro olhar de conhecimento até este ponto de compromisso. Em algum momento, você decidiu se casar. Desde aquele momento do sim, até este momento do sim, de fato, você tem assumido compromissos de maneira informal . Todas aquelas conversas que foram mantidas em um carro, ou durante uma refeição, ou durante longas caminhadas – todas aquelas conversas que começaram com “Quando nos casarmos” e continuaram com “Eu vou” e “você vai” e “nós iremos” – todas aquelas conversas tarde da noite que incluíam “algum dia” e “de alguma forma” e “talvez” – e todas aquelas promessas que são assuntos não ditos do coração. Todas essas coisas comuns, e mais, são o processo real de um casamento.

Os votos simbólicos que você está prestes a fazer são uma maneira de dizer um ao outro: “Você sabe todas aquelas coisas que prometemos, esperamos e sonhamos – bem, eu quis dizer tudo, cada palavra”.

Olhem um para o outro e lembrem-se deste momento. Antes deste momento vocês foram muitas coisas um para o outro – conhecido, amigo, companheiro, amante, parceiro de dança, até mesmo professor, pois aprenderam muito um com o outro nestes últimos anos. Em breve você dirá algumas palavras que o levarão a um limiar da vida, e as coisas entre vocês nunca mais serão as mesmas. Pois depois de hoje você dirá ao mundo –

Esse é meu marido. Esta é minha esposa.”

A Ponte Para O Sempre  de Richard Bach 

Esta leitura de casamento da literatura explora cuidadosamente  o que significa ser almas gêmeas . 

“Uma alma gêmea é alguém que tem fechaduras que se encaixam em nossas chaves e chaves que se encaixam em nossas fechaduras. Quando nos sentimos seguros o suficiente para abrir as fechaduras, nosso eu mais verdadeiro sai e podemos ser completa e honestamente quem somos; podemos ser amado por quem somos e não por quem estamos fingindo ser. Cada um revela a melhor parte do outro. Não importa o que mais dê errado ao nosso redor, com essa pessoa estamos seguros em nosso próprio paraíso. Nossa alma gêmea é alguém que compartilha nossos anseios mais profundos, nosso senso de direção. Quando somos dois balões, e juntos nossa direção está em alta, é provável que tenhamos encontrado a pessoa certa. Nossa alma gêmea é aquela que faz a vida ganhar vida.”

Paraíso  de Toni Morrison

Você não merece amor, independentemente do sofrimento que você suportou. Você não merece amor porque alguém te fez mal. Você não merece amor só porque você quer. Você só pode ganhar – pela prática e contemplações cuidadosas – o direito de expressá-lo e você tem que aprender a aceitá-lo.”

100 Sonetos de Amor  de Pablo Neruda

“Amo-te sem saber como, nem quando, nem onde. Amo-te simplesmente, sem problemas nem orgulho: amo-te assim porque não conheço outra forma de amar senão esta, na qual não há eu ou você, tão íntima que sua mão sobre meu peito é minha mão, tão íntima que quando adormeço seus olhos se fecham. 

Todos os Dias  de David Levithan

“É isso que o amor faz: faz você querer reescrever o mundo. Faz você querer escolher os personagens, construir o cenário, guiar o enredo. A pessoa que você ama está sentada à sua frente e você quer fazer tudo em seu poder para torná-lo possível, infinitamente possível. E quando são apenas vocês dois, sozinhos em uma sala, você pode fingir que é assim que é, é assim que será.”

“Se apaixonar é como ter um cachorro”  de Taylor Mali

“Em primeiro lugar, é uma grande responsabilidade.

Então pense muito antes de decidir sobre o amor.

Por outro lado, o amor lhe dá uma sensação de segurança:

quando você está andando na rua tarde da noite

Nas noites frias de inverno, o amor é quente.

Fica entre você e vive e respira

e faz barulhos engraçados.

O amor te acorda todas as horas da noite com suas necessidades.

Ele precisa ser alimentado para que cresça e permaneça saudável.

O amor não gosta de ficar sozinho por muito tempo.

Mas volte para casa e o amor está sempre feliz em vê-lo.

Pode quebrar algumas coisas acidentalmente em sua paixão pela vida,

mas você nunca pode ficar bravo com o amor por muito tempo.

O amor é bom o tempo todo? Não! Não!

O amor pode ser ruim. Ruim, amor, ruim!

O amor faz bagunça.

O amor deixa pequenas surpresas aqui e ali.

O amor precisa de muita limpeza depois.

Às vezes você só quer consertar o amor.

Às vezes você quer enrolar um pedaço de jornal

e dar um tapa no nariz do amor,

não tanto para causar dor,

apenas para deixar o amor saber. Nunca mais faça isso!

Às vezes o amor só quer sair para uma longa caminhada.

Porque o amor ama o exercício. Ele vai correr ao redor do quarteirão

e deixá-lo ofegante, sem fôlego. Puxá-lo em diferentes direções

ao mesmo tempo, ou enrolar-se em torno de você

até que você esteja todo enrolado e não possa se mover.

Jogue as coisas fora e o amor as trará de volta, de

novo, e de novo, e de novo.

Mas acima de tudo, o amor precisa de amor, muito.

E em troca, o amor te ama e nunca para.”

“A Arte de um Bom Casamento” de Wilferd Arlan Peterson

“A felicidade no casamento não é algo que simplesmente acontece.

Um bom casamento deve ser criado. No casamento as pequenas coisas são as grandes.

Nunca é ser velho demais para dar as mãos.

É lembrar de dizer “eu te amo” pelo menos uma vez por dia.

Ele nunca vai dormir com raiva.

Não é em momento algum dar o outro como garantido; o namoro não deve terminar com a lua de mel, deve continuar ao longo dos anos.

É ter um senso mútuo de valores e objetivos comuns

É estar junto diante do mundo, é formar um círculo de amor que reúne toda a família,

é fazer coisas uns pelos outros, não em atitude de dever ou sacrifício, mas com espírito de alegria.

É falar palavras de apreço e demonstrar gratidão de maneira ponderada.

Não é buscar a perfeição um no outro.

É cultivar flexibilidade, paciência, compreensão e senso de humor.

É ter a capacidade de perdoar e de esquecer.

É dar um ao outro uma atmosfera na qual cada um pode envelhecer.

É uma busca comum pelo bom e pelo belo.

É estabelecer uma relação em que a independência seja igual, a dependência seja mútua e a obrigação seja recíproca.

Não é apenas casar com o parceiro certo; é ser o parceiro certo.”

Os Miseráveis  ​​de Victor Hugo

“O futuro pertence ainda mais aos corações do que às mentes. Amor, essa é a única coisa que pode ocupar e preencher a eternidade. No infinito, o inesgotável é necessário.

O amor participa da própria alma. É da mesma natureza. Como ela, é a centelha divina; como ele, é incorruptível, indivisível, imperecível. É um ponto de fogo que existe dentro de nós, que é imortal e infinito, que nada pode confinar e que nada pode extinguir. Nós a sentimos queimando até a medula de nossos ossos, e a vemos brilhando nas profundezas do céu.”

Tudo que eu realmente preciso saber eu aprendi no jardim de infância  por Robert Fulghum 

“Tudo o que eu realmente preciso saber sobre como viver, o que fazer e como ser, aprendi no jardim de infância. A sabedoria não estava no topo da montanha da pós-graduação, mas na caixa de areia da creche.

Essas são as coisas que aprendi…

Compartilhe tudo.

Jogue Limpo.

Não bata nas pessoas.

Coloque as coisas de volta onde você as encontrou.

Limpe sua própria bagunça.

Não pegue coisas que não são suas.

Peça desculpas quando você machucar alguém.

Lave suas mãos antes de comer.

Rubor.

Biscoitos quentes e leite frio são bons para você. Dê-os a alguém que se sente triste.

Viva uma vida equilibrada.

Aprenda um pouco e pense um pouco e desenhe e pinte e cante e dance e brinque e trabalhe todos os dias.

Tire um cochilo toda tarde.

Esteja ciente da maravilha.

Lembra da sementinha no copo de plástico? As raízes descem e a planta sobe e ninguém sabe bem como ou porquê, mas todos somos assim.

Tudo o que você precisa saber está lá em algum lugar.

E ainda é verdade, não importa quantos anos você tenha, quando você sai para o mundo, é melhor dar as mãos e ficar juntos.”

O casamento une duas pessoas no círculo de seu amor  por Edmund O’Neill

“O casamento é um compromisso com a vida, o melhor que duas pessoas podem encontrar e trazer à tona uma na outra. Oferece oportunidades de compartilhamento e crescimento que nenhum outro relacionamento pode igualar. É uma união física e emocional que é prometida para toda a vida.

Dentro do círculo de seu amor, o casamento abrange todos os relacionamentos mais importantes da vida. A esposa e o marido são os melhores amigos, confidentes, amantes, professores, ouvintes e críticos um do outro. E pode haver momentos em que um parceiro esteja com o coração partido ou doente, e o amor do outro pode se assemelhar ao carinho de um pai por um filho.

O casamento aprofunda e enriquece todas as facetas da vida. A felicidade é mais completa, as memórias são mais frescas, o compromisso é mais forte, até a raiva é sentida com mais força e passa mais rapidamente.

O casamento compreende e perdoa os erros que a vida não consegue evitar. Encoraja e nutre uma nova vida, novas experiências e novas formas de expressar um amor que é mais profundo que a vida.

Quando duas pessoas juram amor e cuidado uma pela outra no casamento, elas criam um espírito único em si mesmas que as une mais do que qualquer palavra falada ou escrita. O casamento é uma promessa, um potencial feito no coração de duas pessoas que se amam e levam uma vida inteira para serem cumpridas.”

“Soneto 116” de William Shakespeare

De almas sinceras a união sincera

Nada há que impeça: amor não é amor

Se quando encontra obstáculos se altera,

Ou se vacila ao mínimo temor.

Amor é um marco eterno, dominante,

Que encara a tempestade com bravura;

É astro que norteia a vela errante,

Cujo valor se ignora, lá na altura.

Amor não teme o tempo, muito embora

Seu alfange não poupe a mocidade;

Amor não se transforma de hora em hora,

Antes se afirma para a eternidade.

Se isso é falso, e que é falso alguém provou,

Eu não sou poeta, e ninguém nunca amou.

Deixe o seu comentário!

Sobre o Napoleão

Serviço de alto padrão, salões adequados para necessidade do seu evento, equipe comprometida e localização privilegiada no centro de São Bernardo do Campo.

Artigos recentes

Conheça os nossos espaços