Passo a passo para ter um mini wedding incrível

Houve um tempo em que todos eram convidados para um casamento – famílias grandes, amigos da família, velhos amigos e todos com quem você trabalha. Mas nos últimos anos, isso mudou em favor de casamentos íntimos.

Mini weddings foram a norma para 2020 e 2021, e ganharam popularidade em 2022 porque muitos casais encontraram um inesperado lado positivo. Em um casamento menor, você tem mais espaço para autenticidade e conexão sincera. É uma ótima oportunidade para revisitar o que mais importa para o casal.

Se você é um dos muitos casais que desejam planejar um mini wedding, aqui estão alguns postos-chave para o planejamento do seu casamento.

O que é considerado um mini wedding? 

Não existe um “tamanho único” quando se trata de uma lista de convidados de casamento – quantidades diferentes de convidados se sentirão bem com pessoas diferentes com base na composição da família, grupos de amigos, cultura, religião etc. Geralmente se considera 75 a 150 convidados um casamento de tamanho “médio” e qualquer coisa acima de 150 para ser um casamento “grande”. Para casamentos com menos de 75 convidados dividimos  em três categorias: 

  • Casamento íntimo: Entre 50 e 75 convidados.
  • Mini wedding: Menos de 50 convidados. 
  • Micro wedding: 15 pessoas ou menos. 

Por que optar por um mini wedding?

Antes mesmo de chegar ao ‘sim’, entenda o que agrada a você em um casamento íntimo . É a privacidade e exclusividade que oferece? Talvez seja a preferência por um casamento mais significativo que possa ser personalizado? Ou talvez tenha a ver com o orçamento do seu casamento, ou porque você quer se casar no exterior?

  • Reduz o custo e o orçamento geral do casamento
  • Uma sensação mais profunda e íntima
  • Menos convidados significa que você tem mais comida e bebida
  • Menos convidados significa que você pode passar mais tempo com os que estão lá
  • Menos pessoas, menos estresse, podem aproveitar cada momento

Depois de estabelecer sua motivação, priorize isso como sua inspiração para o grande dia.

Como determinar o tamanho da sua lista de convidados

Possivelmente, a parte mais importante do planejamento do casamento é quem convidar. Com um casamento íntimo, isso significa o seu mais próximo e querido, o que de certa forma pode ser mais fácil de decidir.

Como casal, combinem um número com o qual se sintam confortáveis ​​e trabalhem para isso. Normalmente, um mini wedding se presta a cerca de 50 pessoas – são 25 pessoas de cada lado. Pense se você deseja incluir ‘mais um’ ou apenas indivíduos, e se isso se estende a seus colegas de trabalho próximos ou a nenhum. A consistência de ambos os lados evitará discussões!

Considere se você deseja estender os convidados para a recepção da noite ou se prefere manter sua festa de casamento pequena e exclusiva, sem a distração de novos convidados no final do dia.

Finalmente, pense um pouco sobre como você vai gerenciar amigos e familiares não convidados. Um dos desafios de um casamento pequeno é como gerenciar as expectativas dos outros.

Planeje seu orçamento

Quando se trata do orçamento do seu casamento, descubra quanto você tem para gastar no total e de onde virão esses fundos (poupança, família, etc). Depois de entender suas finanças, você é capaz de trabalhar dentro de suas restrições.

Junte isso à sua lista de convidados e você poderá saber o custo por cabeça. Isso será útil ao pensar em locais de casamento.

 

Contrate o local certo para um mini wedding

Uma das principais considerações de um casamento pequeno é garantir que o local do casamento complemente o tamanho da sua festa. Muito grande e pode parecer que algumas pessoas não apareceram – muito pequeno e pode parecer que você economizou nos custos.

A chave para isso é pesquisar os locais on-line e visitar pessoalmente com antecedência, para garantir que eles funcionem para o tamanho da sua festa.

 

Seja estratégico com sua data de casamento. 

Os casamentos durante a semana estão aumentando em popularidade e podem ser uma boa desculpa para manter a celebração menor. (Se você está preocupado que o trabalho impeça os VIPs de comparecer, não se preocupe, as pessoas sempre podem negociar um dia folga).

Embora não sejam ideais para celebrações em grande escala, feriados como o Dia dos Namorados e o Natal também podem fazer sentido se você estiver limitando a lista de convidados a familiares próximos. Apenas certifique-se de levar em conta todos que normalmente estariam ao redor da mesa, porque é justo que qualquer pessoa – mesmo aquela tia que sempre te dá nos nervos – também seja incluída em um casamento programado para esse feriado. 

Não se esqueça do Zoom. 

Mesmo quando os casamentos virtuais não são mais uma necessidade, você pode querer considerar a transmissão ao vivo da cerimônia e alocar 20 minutos de tempo no computador para compartilhar os votos de felicidades de entes queridos que você não pode convidar. Outra ideia: peça ao seu cinegrafista (ou a um amigo que seja especialmente habilidoso com um telefone com câmera) para criar e compartilhar uma edição da cerimônia no mesmo dia para que outras pessoas possam assistir no seu próprio tempo.

 

Como fazer um mini wedding parecer especial 

Preocupado que seu mini wedding  não seja tão significativo quanto uma grande celebração? Não fique! Um mini wedding apresenta muitas oportunidades para impressionar os convidados e cria memórias únicas que não seriam necessariamente possíveis de outra forma. Algumas ideias:

Mostre sua gratidão com notas personalizadas. 

Independentemente de serem colocados no assento de jantar de cada convidado ou adicionados a uma sacola de boas -vindas, um cartão escrito à mão expressando sua gratidão a cada convidado por sua presença ajudará muito a lembrá-los do quão grande é este dia realmente – e quão importante eles são em sua vida. 

 

Reserve um tempo para os convidados antes da celebração principal. 

Um mini wedding significa mais oportunidades de tempo de qualidade. Um dos muitos motivos pelos quais os casais optam por um casamento intimista, é a opção de romper com a tradição e adicionar um pouco de personalidade aos procedimentos.

Com uma festa de casamento menor, você tem a oportunidade de tornar o dia seu. Com menos de 50 convidados para pensar, é possível criar toques sob medida e dentro do orçamento do seu casamento.

Noivos Julia e Kaique brindando a união no Espaço Paris

Faça suas próprias regras

A grande vantagem de um casamento pequeno, é a capacidade de planejá-lo em seus termos. Como você está mantendo o dia íntimo, isso significa optar por não seguir tradições “desnecessárias”. Não pareceria fora de propósito ter uma ou nenhuma dama de honra, ou renunciar a um grande grupo de padrinhos. A beleza de um casamento íntimo significa que vale tudo.

 

Realoque seu orçamento. 

Com um casamento menor, muitas vezes vem um orçamento menor – e mais flexibilidade na forma como você gasta. Os detalhes não precisam ser exagerados. Pense no que você sempre quis. Agora que você tem mais liberdade para fazer isso, então faça! Algumas sugestões:

  • Entretenimento: Reserve a banda ou DJ que você amava, mas se sentiu fora de alcance financeiramente quando sua contagem de convidados estava na casa dos três dígitos.
  • Envie convites manuscritos: Com menos convidados em sua lista, é muito mais fácil enviar convites manuscritos com belas letras à mão, em vez de imprimir centenas. Ou você pode até pular os convites formais e optar por ligar para cada um de seus convidados.
  • Decoração: Um casamento menor significa que você pode ir all-in nos detalhes. Você pode fazer cada item realmente  .Lembre-se de projetar o espaço, não apenas as mesas, considere luzes, plantas, tecidos e qualquer outra coisa que crie um ambiente perfeito.
  • Comida e bebida:  Se você não está alimentando uma grande multidão, você tem mais espaço para um menu detalhado. Esteja você desejando uma refeição de sete pratos com harmonização de vinhos especializados, um buffet elaborado ou um buffet divertido, as opções são infinitas com um casamento menor. Com um pequeno grupo, você pode realmente personalizar cada detalhe do cardápio.

Planejar um mini wedding não é fácil porque é pequeno. Mas também não é tão difícil se você tiver as pessoas certas para ajudá-los. Nós temos um espaço especial para mini wedding e uma equipe profissional para cuidar da sua decoração e do seu buffet de casamento. 

Entre em contato com nossos consultores e agende uma visita. Nós vamos ajudar na preparação de cada detalhe para que tenha um mini wedding incrivelmente especial!

Deixe o seu comentário!

Sobre o Napoleão

Serviço de alto padrão, salões adequados para necessidade do seu evento, equipe comprometida e localização privilegiada no centro de São Bernardo do Campo.

Artigos recentes

Conheça os nossos espaços